sexta-feira, 2 de outubro de 2009

É o começo de alguma coisa


Texto de Eduardo Moreira

Já faz um certo tempo que venho buscando ampliar o número de contatos na rede. É claro que através dos blogs e dos podcasts, isso se torna muito fácil. Mas senti também a necessidade de começar a buscar os bloggers de Ata City e região. Estabelecer vínculos desta espécie em ambiente municipal se torna fundamental no meu caso, pois é muito bacana ter contato com pessoas de todo o Brasil, mas, de fato, são poucas as pessoas que conheço que fazem o mesmo do que eu (ou algo similar, trabalhando com internet) aqui na minha cidade.

Por vezes, chego a invejar a situação dos curitibanos, pois o que dá a entender é que o #ebc deles é uma das grandes coisas que os bloggers de lá fazem. A possibilidade de se trocar ideias, beber uma cerveja (para quem bebe), jogar conversa fora ou idealizar algum projeto maior é, para mim, interessante. Então, nas últimas semanas, iniciei uma busca pelos bloggers da minha cidade. Começando pelo Twitter, depois passando para as buscas do Google e no Blogspot.com.

Passado isso, um dos contatos estabelecidos na rede foi o do José Marcos Taveira, que tem o Blog do Zé Marcos. Foi ele quem me informou sobre a idealização da Cia. de Blogueiros de Araçatuba, e através dele, soube da reunião que seria realizada no dia 19 de setembro. É óbvio que muita gente se tornaria relutante em estar presente em uma reunião na Secretaria Municipal de Cultura em um sábado à noite, com chuva. Porém, alguns detalhes justificam a minha ingressão neste evento.

Minha prontificação em estar presente tinha alguns objetivos: 1) conhecer a proposta deles; 2) conhecer outros bloggers; 3) expandir as possibilidades de contatos virtuais. Não ficar preso apenas nas possibilidades que o mundo online oferece. Por isso, compareci até a Secretaria. E posso dizer que saí de lá bem satisfeito com o que vi. Criar um local onde os blogueiros araçatubenses possam cadastrar seus blogs, discutir ideias, opiniões, promover ações para divulgação das mídias digitais, é algo sempre muito bem vindo.


Além de conhecer outros bloggers, tive a chance de falar novamente com pessoas que não falava dos tempos de escola (sim, o secretário de cultura Hélio Consolaro já foi meu professor de português no colégio) e outros que, apesar de acompanhar os conteúdos escritos, nunca tive a chance de trocar cinco minutos de conversa, como foi o caso do Ventura Picasso, do Blog do Picasso.

Ainda está tudo no começo, mas pelo menos, é um começo. As administrações anteriores, pelos mais diversos motivos, não estava lá muito interessada com aquilo que a mídia online estava produzindo, ou com sua capacidade de criação (ou até mesmo como esta mídia passava a imagem da cidade no mundo). Acho a iniciativa, a curto prazo, muito boa, para que se efetivamente crie uma comunidade de bloggers araçatubenses. Pode parecer trivial dizer isso, mas, pelo menos para mim, é uma necessidade presente e atual. Não quero ter a imagem sempre de que blogueiro é um ser exclusivista, que só gosta de abaixar a cabeça e ficar digitando no seu MacBook. Quero acreditar que seja bem mais do que isso. E criar um espaço comum para este pessoal é algo que sempre é positivo. Toda iniciativa deste tipo é válida, pois todo mundo sempre ganha alguma coisa.

E eu apoio esta iniciativa.

E TENHO DITO!!!