terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Cia dos Blogueiros chega a 200 membros! E agora?


Texto de José Marcos Taveira

Quando um projeto que começou com cinco pessoas em uma sala, com chuva e muito barulho, chega a 200 membros, é preciso comemorar. Não apenas pelo número, mas pela variedade de blogueiros que acreditam neste grupo.

A Cia dos Blogueiros começou em Araçatuba (SP), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Culturais, com a intenção de reunir pessoas da cidade e quem sabe da região.

Hoje, mais da metade é de fora da região e de várias partes do País. De Araçatuba mesmo, são 70. Da região, 20 blogueiros. Alguns adicionaram mais de um blog. Tudo isso aconteceu pouco mais de um ano após a fundação.

BALANÇO
Fazendo um balanço, temos um pequeno grupo que compartilha seus textos por aqui e participa também comentando. A grande maioria apenas inscreveu o blog para divulgá-lo.

Nosso blog oficial teve 11,5 mil acessos até hoje, muito pouco. Se todos percebessem a importância do trabalho em equipe e participassem mais, poderíamos ter essa quantidade diariamente.

Temos 118 seguidores no blog.

Foram publicados até este momento 112 textos de membros.

Temos um grupo de discussão, para enviar e-mails a todos sobre novidades, com apenas 24 membros inscritos. A maioria não quis entrar ou acho difícil criar um e-mail no Yahoo.

Temos uma comunidade no Facebook - ou página de fãs. Dos 200 membros, apenas 32 dos que acessam a rede social mais popular do Planeta fazem parte dela.

Temos uma página no Orkut com 169 amigos.

Nosso blog oficial pode ser acessado pelo celular. Experimente!

RECONHECIMENTO
Neste primeiro ano, recebemos o Troféu Odette Costa, do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Araçatuba, na categoria mídias livres, pela iniciativa da entidade virtual de agregar blogueiros. Um orgulho pra todos nós!

Batalhamos também pelo reconhecimento de blogueiros escritores como capazes de fazer parte da UBE (União Brasileira de Escritores) e da AAL (Academia Araçatubense de Letras). Em ambas as entidades, existe no estatuto a necessidade de ter um livro ao menos publicado. Uma incoerência que barra quem prefere - ou não tem dinheiro para bancar uma impressão - usar a internet para compartilhar seus textos.

Essa discussão poderia ser feita também nas cidades dos blogueiros participantes. Pensem nisso! Usem o exemplo que iniciamos aqui em Araçatuba e reivindiquem também espaço como escritores.

FUTURO
O futuro de nossa entidade precisa de um bom planejamento que tenha a participação dos membros. Somos 200 blogueiros e temos força, mas não usamos.

Já surgiram ideias em nosso grupo de discussão para monetizar, ou seja, ganhar dinheiro com a entidade. Nas não sei como isso seria possível, beneficiando todos, mas é pelo menos uma ideia.

É preciso discutir mais, usar nossa força para campanhas ou mesmo participações nas cidades onde há membros filiados. Temos blogueiros de quase todo o País que poderiam aparecer mais, divulgar mais a própria entidade virtual e ajudá-la a crescer.

Pensem, meus amigos: se a Academia Brasileira de Letras e forte e seu membros são chamados de "imortais", por que não podemos ser fortes assim? A única coisa que nos impede somos nós mesmos.

Que nosso segundo ano de atividades sirva para crescer, mostrar mesmo nossa força, aparecer mais, fazer mais! Uma Supercompanhia dos Blogueiros vem aí...