segunda-feira, 21 de março de 2011

As redes sociais como forma de protesto



Segundo Marki Papic e Sean Noonan, da Stratfor, "Não há como negar que as mídias sociais representam uma ferramenta importante para que os movimentos de protesto mobilizem efetivamente seus adeptos e transmitam suas mensagens. Como mencionado acima, a eficiência da ferramenta depende, no entanto, dos seus usuários, e o excesso de confiança pode se transformar em grave prejuízo”.

Nacionalmente falando, muitas pessoas ficaram conhecidas, por usarem da praticidade das Redes Sociais (Blogs, Orkut, Twitter, Facebook e outros) para realizagem diversos tipos de reclamações, desde as mais simples até as menos prováveis.

Como é o caso da internauta Tulla Luana que, insatisfeita com os problemas do Jogo Colheita Feliz em seu Orkut gravou e tornou público diversos vídeos desabafando sobre o jogo no YouTube e contabilizou milhares de acessos em pouco tempo. Foi criticada, aplaudida e teve exposta seus problemas psicológicos.

Outro exemplo é o cantor e vocalista da Banda Detonautas e ex participante do Reality Show “A Fazenda”, Tico Santa Cruz que, totalmente descontente com o aumento parlamentar e as irregularidades cometidas pelos deputados promoveu usando seu Blog e Twitter, encontros e manifestações no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Aqui em Penápolis, o exemplo mais conhecido de pessoas que usam as redes sociais para registrar suas insatisfações é o munícipe Jean François Rizk, que em seu site intitulado “Porra Prefeito” recebe, investiga e torna público diversas irregularidades cometidas pela Prefeitura Municipal, muitas vezes esquecidas pelas mídia escrita da cidade (jornais). Em seu site ele se auto denomina: “Meu nome é Jean François Rizk, um dos inúmeros cidadãos penapolenses indignados com a atual gestão da Prefeitura Municipal de Penápolis-SP. Não só indignados, como também prejudicados. Quanto mais tentamos denunciar as irregularidades, mais tentam escondê-las”.

Até mesmo eu, espelhada em diversos exemplos, já precisei usar meu Twitter, Orkut e Blog para tornar público diversas reclamações e irregularidades. Ano retrasado tirei fotos do asfalto da minha rua que estava esfarelando e publiquei. Infelizmente não tive minha solicitação atendida, mais com certeza a Prefeitura tomou conhecimento do fato e espero estarem tomando as medidas cabíveis para solucionar esse problema.

Quer reclamar sobre algum produto e prestação de serviço e não sabe como? Aí vão alguns sites que, com certeza irão ajudar vocês: Anatel - Seção sobre Reclamação sobre telefonia móvel e fixa.