sábado, 19 de março de 2011

Emoções – Por que controlar?



Olá, amigos, hoje vamos falar de um fator muito importante que influencia sobremaneira nossas decisões e se não controlado devidamente nos leva a tomar decisões erradas. O pior é que este fator é sempre negligenciado, ou melhor, é sempre utilizado de forma incontrolada, este fator é a EMOÇÃO.

Fontes de emoções negativas como raiva, ansiedade nos levam a tomar decisões fora da razão, mas também sobre fortes emoções positivas também. E eu não estou falando de decidir sobre pressão que isso é outra coisa.

Por mais inteligente e capaz que uma pessoa seja, ao decidir sobre forte emoção, sua razão se perde e ela tomará atitudes que tendem a desequilibrar sua vida, tanto pessoal, quanto profissional.

Exemplo prático, se você não gosta do comportamento de uma pessoa, ao ter de decidir sobre algo de sua área, você tende a ser mais rigoroso do que o normal, certo?!

Este não é o comportamento esperado de um líder, talvez de alguns chefes, mas não de um verdadeiro líder. O Líder sabe que há um propósito maior do que as disputas internas por poder. É difícil chegar a este nível de compreensão e só com muito treinamento pode-se alcançar este equilíbrio.

Alguns livros de psicologia falam sobre “memória emocional”, que é o conhecimento sobre referencias anteriores, ou seja, nos tomamos decisões baseado num modelo que aprendemos ao longo da vida modelo este constituído pelas reações ás situações que vivenciamos ou presenciamos.

Como assim? Quando pequenos sempre nos falaram que não podemos tocas em fios e tomadas, pois levaremos um choque, “machuca o nenê” etc., há várias crianças que não sabem qual a sensação de um choque, mas não colocam as mãos em fios/tomadas por que sabem que é perigoso e isso é em função de sua memória emocional, mesmo hoje em dia quantas pessoas ao trocar uma lâmpada ou tomada, mesmo sabendo que a chave geral esta desligada hesitam ao primeiro toque nos fios? É o resultado da memória emocional, pois sabemos que não devemos fazer isso.

Em situações de conflito acontece a mesma coisa, reagimos de acordo com experiências vividas ou assistidas, por isso é que devemos aprender a controlar nossas emoções nos dois extremos, na alegria e na tristeza, para podermos tomar decisões que não nos arrependeremos depois.

Albert Eistein disse “Os problemas que temos não podem ser resolvidos no mesmo nível que os criou”. E o que quer dizer isso?

Que devemos olhar para a floresta e não para árvore. Quantas vezes ficamos pensando em alguma solução por horas até dias, e de repente vem alguém do nada e nos mostra um detalhe que ainda não havíamos percebido, e soluciona o problema?

Isso ocorre porque estamos olhando o problema na mesma perspectiva que o criou, temos que pensar ”fora da caixa”.

Agora pode ser que ninguém te deu uma dica o que normalmente acontece é que você também não pede ajuda, começa a se irritar e acaba por tomar uma decisão baseada na sua emoção do momento, “de não se sentir um incompetente”, e não na razão. Isso pode resolver o problema, não necessariamente solucioná-lo.

Ou pode acontecer algo muito mais grave que é incompatível com a atitude de um verdadeiro Líder, ficar irritado com quem lhe ajudou e tentar dar o troco.

Portanto amigos, não caiam na armadilha de pensar que por serem capazes e habilitados vocês já tem todas as respostas para todos as perguntas, e nem que tem de responde-las imediatamente, sem pensar sobre elas.

Imagine que cada um de nós é uma gota e juntos formamos um grande lago, pode ter certeza de que se este lago será menor sem você, então amigos não vamos quer ser super-heróis e darmos uma de sabe tudo, dominar as emoções é a chave para se tornar um verdadeiro Líder.