sábado, 24 de novembro de 2012

Como Lego


Hugo Dalmon da Silva

Pra que criamos uma rede social? As pessoas que criam redes sociais querem apenas se auto-afirmarem de alguma forma, seja qual for? Ou querem jogar jogos on-line? Por que motivo as pessoas dizem o que estão fazendo, onde estão e o que querem em suas páginas virtuais? Bem, na sequência farei uma pergunta, que considero chave, para uma reflexão profunda e você, que é inteligente, vai conseguir compreender tudo através dela: Quem é você?

Se você não entendeu, ou ainda está na dúvida se entendeu ou não, entenda então o que quero dizer. Acredito que maior parte da sua resposta foi em cima de codificações do sistema, alguns usaram o próprio nome no inicio da descrição mental que se propuseram, e seu nome não é mais um código?

Outros, o que definem sua personalidade, mas essa personalidade não é parte do que disseram que você era a cada momento que você decidiu mudar conscientemente?

Ainda, aposto que você usou todos os tipos de nomenclaturas para os grupos criados na sociedade em que vive, como sua etnia, sua sexualidade, sua profissão... Está aí a resposta, criamos redes sociais (Além, dos jogos on-line que nos despertam as três da manhã e da caça que alguns solteiros se põe.) para nos reafirmar como indivíduos, pois nossa construção depende do que os outros pensam de nós, só passa a ser realidade quando um pensamento comum se estabiliza.

Acredite, somos virtuais desde sempre, assim como antes da tecnologia digital diversas pessoas tinham impressões diferenciadas de um mesmo indivíduo, agora com as redes sócias se cria o mesmo aspecto.

Podemos ver um perfil de um indivíduo cultural e achá-lo intelectual, enquanto uma pessoa com saberes das áreas exatas, pode achá-lo pseudo-intelectual. Mesmo que a gente diga que não se importa com o que o outro pensa, ainda continuamos a nos construir pelo que as pessoas pensam, pois demonstrar que não nos importamos e manifestar alguma opinião adversa, ainda é se construir pelas impressões alheias. Quem já brincou de lego na infância sabe como é, precisamos que o outro acredite que o que construímos é um castelo, então é um castelo...

Caio outra vez em um velho assunto, somos todos um e por isso temos necessidade de nos comunicarmos. Só somos porque os outros existem para nos assistir a ser, assim, temos o Twitter, por exemplo, para que estejamos em dois lugares ao mesmo tempo, para compartilharmos nossas impressões sobre tudo, porque ao comunicarmos, concordando ou descordando em opiniões, estamos no construindo e reconstruindo e sendo o que de alguma forma decidimos ser. Nós somos o que quisermos, basta que façamos o outro acreditar nisso. Siga o que quer ser e monte o que pra você é um castelo.