terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Tratado sobre a paixão


Daniela Marchi

Uma pessoa me disse que não é bom se apaixonar
Como assim?
De que maneira a vida ignorar?
Deixar passar a existência
Sem uma paixão para sustentar?

Que me perdoem os céticos
Que discordem os práticos
Vida sem paixão
Fica sem eira e nem beira
É barco sem timão

Eu sou daquelas pessoas que se apaixona fácil
Por amigos
Por animais
Por músicas
Por coisas ditas banais
Se toca minha alma
Se me eleva
Vira paixão, fica tátil
Quero agarrar
Quero viver

Tem gente que evita paixão pra não sofrer
Isso é desculpa de fraco
Porque sofrimento é parte da vida
Só é preciso saber sofrer
Fazer o sofrer menos doído
Tirando dele o aprendizado, a reflexão
Insisto que a culpada não é a paixão!

A paixão impulsiona muita coisa
Ela nos motiva a mudar
Nos faz arrojados
Experimentar o incrível
Inovar!

Quem não tem paixão
Vive sem razão
Qual é a graça de se conter?
De não correr para um abraço?
De não encher de beijos a pessoa amada
ao entardecer?

Quem não se apaixona
Está com alguma coisa errada
Melhor logo se emendar
Para a vida não virar cilada

Não se apaixonar é como não ver as cores do mundo
Com a paixão, as texturas são mais macias
Os odores mais deliciosos
Os carinhos, mais blandiciosos

Fica dito por mim aos ventos
Que sem paixão eu não vivo
Ainda que eu sofra, quero senti-la
Vivê-la
E dela construir um amor
Seja a qual custo for!

E que qualquer carícia
Qualquer beijo
Oxalá sejam sempre acompanhado da paixão
Porque a vida é linda demais
E não merecem migalhas
As pessoas que, como eu,
Querem amar de coração!