terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Por caminhos suaves


Texto de José Hamilton Brito

Vista aérea de Araçatuba, por A.G. Cardoso
Eu não vim morar aqui. Eu sou daqui... mas você, que veio, seja bem-vindo. Eu, então, não trouxe comigo malas e sonhos; eu os elaborei aqui mesmo. Minha relação com a cidade é de amor. Mesmo quando meu carro cai em um buraco no asfalto, nunca digo: cidade desgraçada. Digo, pref... Deixa pra lá que o homem é amigo do meu amigo.

Quando volto de uma viagem demorada, sobretudo nas madrugadas, me emociono ao sair da Marechal Rondon e adentrar pela Avenida Brasília, passar pelo Bola Sete... É bom saber que estou em casa. Aqui me sinto em paz, me sinto seguro.

Chegar de manhãzinha e ir comer um pastel na feira. O que? Brega? ...Eu acho chique,
Claro que temos nossas mazelas: ir a um sarau e escutar o Heitor – Poetas das Multidões – recitar “sagrada bochecha” e” mãe na zona”.

Os limites que ela me impõe não me fazem fraquejar; quando sinto que pode acontecer, me visto de gladiador e encaro. Procuro sempre fortalecer as minhas raízes com as pessoas que amo... Com quem eu tolero, também.

Minha alma voa além dos problemas que a cidade possa ter e percorre sem traumas e temores pela natureza , mesmo quando ela fica ferida, como por exemplo, por uma fonte... luminosa???, Como aquela da praça central da cidade. Deram um jeitinho na coitada, mas ainda deixa a desejar.

Araçatuba, eis as razões pelas quais eu te amo; aqui mantenho a esperança e a fé... Aqui sinto que percorro por caminhos suaves.

Assim, digo a você que chegou: fique e veja as belezas que há por estas margens do Tietê. Nossos filhos estão crescendo, novos sonhos estão surgindo e há muito por fazer.

Saibam, o futuro e o presente andam juntos por aqui, são novos tempos e há urgência... Tanta fé, nunca se viu.

Você que não veio, venha; você que está aqui, fique. Há um mundo de riquezas e de belezas e é sim, é possível ser feliz nestas margens do grande rio. Ele, outrora dos Bandeirantes, agora é nosso. Eles empurraram as nossas fronteiras... trazer desenvolvimento, progresso é, doravante, com a gente.