sábado, 2 de abril de 2011

A roda das deusas



Em uma tarde qualquer o Tom me falou sobre a Roda das Deusas Gregas. Contou-me sobre a associação entre as personalidades das mulheres com as sete deusas: Atena, Ártemis, Deméter, Perséfone, Afrodite, Hera e Héstia. Ele mencionou suas tentativas de me associar com tais deusas e disse que eu era definitivamente uma Atena.

Sem entender muito sobre a Roda das Deusas pedi por mais informações, porém, ele havia lido sobre o assunto há um bom tempo e não se lembrava de muita coisa, mas o pouco que lembrou me explicou em detalhes. Após um tempo pesquisei mais sobre a deusa Atena e me admirei com os resultados, minha personalidade realmente se assemelha a dela. Procurei então mais informações sobre a Roda das Deusas, mas, infelizmente, pouco achei.

Meses depois eu estava passando pelo blog da Atena(blogueira), o Expansão da Consciência (um blog excelente) e comentei que adorava a deusa grega Atena. e seu referente nome. A Atena(blogueira) então respondeu-me contando que possuía um arquivo sobre Atena e outras deusas e que poderia me mandar por e-mail, e assim foi feito.

Poucos dias após esse ocorrido eu me deliciava associando as mulheres que conheço bem com as deusas da mitologia grega. Esses arquivos me fascinaram e despertaram maior curiosidade sobre o tema. Pesquisei um tanto mais sobre tais deusas e sobre a Roda e compartilhei o arquivo com amigos e familiares e após alguns debates em rodas de amigos resolvi escrever sobre elas aqui para compartilhar com os leitores do Clave de Lua também.

Deixo claro que não sou perita no assunto, logo, posso cometer erros em minhas interpretações. A intenção de divulgar tal tema no blog é para me aprofundar ainda mais no assunto e compartilhar informações sobre tal. Convido aos que souberem mais sobre a Roda das Deusas e suas protagonistas a comentarem aqui, é sempre bom debater sobre esses assuntos.

Para aqueles que tiverem interesse no arquivo completo é só mandar um e-mail nos comentários que eu enviarei o arquivo.

A Roda das Deusas, como dito anteriormente, associa a personalidade das mulheres com deusas gregas. É interessante ressaltar que uma pessoa pode e bem provável que tenha características de diferentes deusas, porém, irá se identificar mais com uma ou duas, essas serão suas representantes. A Roda das Deusas busca uma maior compreensão própria com essa análise auxiliando as pessoas há equilibrar as características presentes em sua personalidade tendo em vista que radicalismos prejudicam ao indivíduo em questão.

As sete deusas são classificadas em três eixos: O Eixo da Independência com a sábia Atena e a aventureira Ártemis, o Eixo do Amor com a sedutora Afrodite e a maternal Deméter e o Eixo do Poder com a tradicional Hera, a esotérica Perséfone e a introspectiva Héstia. Em posts futuros explicarei detalhadamente cada personalidade de cada deusa mostrando não apenas seus lados positivos mas também seus lados negativos.

Espero que gostem das histórias e me interessaria muito em saber com qual deusa você mais se assemelha no final dos posts. Abraços a todos e até mais ver!