sábado, 2 de abril de 2011

Sentir nada



Será possível? Se relacionar e sentir nada? Seria preciso ter TOTAL controle sobre tudo na situação a dois. Ou mesmo sobre si próprio. “Não, desculpe, mas eu não me envolvo. É isso”. Frieza. Ficar sob a água que cai do chuveiro e conseguir não senti-la. Racional versus sentimento. Quais são as regras?

Após um namoro que não vingou, ela recuou. “Quero um tempo pra mim, viver do meu jeito, curtir sem compromissos”, disse. Em alguns meses, baladas e novos caras mudavam a cada fim de semana. Tudo a seu modo. Fixar em um ou outro, de jeito algum. Mas e se o cara quiser o mesmo? “Nada de compromissos, eu disse”. Aí tudo bem. Ela topou.

Ambos na mesma frequência. Ela saía solteira de segunda a quinta. Sem notícia do cara. Situação válida para os dois. Mas ele sempre ligava na sexta. Esse era o lance. “Nada de compromissos”. Sexo. Sentir prazer e só. Final de semana e só. Nada mais. Sentir nada. Consegue?

Muitos evitam até dormir de conchinha, cheirar o cabelo do outro ou tomar café da manhã juntos no dia seguinte. Ajuda? Dizem que sim. Mas eles não precisavam evitar isso. Não no fim de semana. Estava tudo muito claro. Nada de ligações ou mensagens, muito menos encontros de segunda a quinta. Na sexta chegava o convite via mensagem no celular dela. Só final de semana. Longe de ser um compromisso. “Olha, pra mim está realmente ótimo. É tudo que eu precisava. Nada de cobranças, ciúmes, família, nada”, ela disse. Sentir nada. É possível?

Mais alguns meses... e então ela cobrou, questionou, duvidou, foi atrás, queria mais. “Como assim saiu comigo na sexta e me deixou em casa no sábado sumindo o resto do dia e também no domingo? Não, não, não. Ele tá pensando o que?!”. Ela sentiu algo. Impossível não sentir? Não pra ele, que continuava a seu modo. O combinado. As regras. O trato: sentir nada.

Realmente existe esse tipo de desapego ou autossuficiência, modo de vida, convicção a ponto de ter controle e não se envolver de modo algum com quem quer que seja, da forma que for? Pra esse cara sim. Pra ela que dizia que sim, não.

E qual seria a graça? Qualquer envolvimento é prazer e dor. Sentir nada é melhor? Mais seguro? Não se sente NADA. Nem raiva nem saudade. Nada.

* Imagens: obras da americana Alyssa Monks. Artes realistas em pintura a óleo, misturando pessoas e água. A mulher é ÓTIMA!