domingo, 29 de maio de 2011

A arte de blogar


Foi-se a época em que as pessoas criavam blogs como hobby, hoje em dia, quem cria um blog tem o objetivo de ganhar dinheiro: divulgando produtos, lojas, marcas, divulgando empresas como afiliados, entre outras opções.

Criei o Blog da Lully para ganhar dinheiro e dar algumas ideias para quem quer trabalhar em casa, óbvio, não é fácil ganhar dinheiro com blogs, dá trabalho e o blogueiro precisa ser persistente, divulgação é a “alma” do negócio. A internet dispõe de várias ferramentas para divulgação de sites e serviços, além das redes sociais que facilitam ainda mais.

Mas para realmente lucrar com um site ou blog, precisa também ter um bom tráfego, ou seja, visitantes e seguidores para comentar e divulgar o conteúdo.

Se o conteúdo é bom, com certeza o tráfego do blog aumentará a cada dia, quando gostamos de alguma coisa, falamos sobre o assunto não é verdade? Com os blogs acontece o mesmo: um vê e gosta, passa a informação adiante e assim sucessivamente.

Um blogueiro iniciante se sente perdido sobre o que escrever e como escrever, então procura inspiração sobre um assunto que tem afinidade: música, saúde, filmes, vida pessoal, tem gente que faz do blog um diário, conta seu cotidiano, claro que o assunto cabe a cada um escolher, gosto não se discute. A dúvida normalmente é como distribuir o conteúdo no espaço.

Já vi vários blogs sobre poesia, cuidados com os animais, cuidados com idosos, olha, se for contar aqui falta tempo e espaço nessa coluna.

O blogueiro tem que conhecer bem o assunto escolhido, fazer pesquisas, ajuda também incluir fotos, a aparência fica bem mais agradável, pode-se colocar música e montar o layout da maneira mais apropriada.

O Blogger, do Blogspot, é gratuito, uma boa opção para quem está começando, não precisa se preocupar com hospedagem de site, muito fácil de usar e configurar: dá para mudar o tema, colocar calendário, relógio, rádio e o que mais a imaginação mandar.

Agora uma boa dica para quem tem ou quer criar um blog: o conteúdo precisa ser sempre atualizado, não adianta ter um blog e deixar ele lá “paradão”, o blog não tem vida própria, ele precisa de cuidados para ser “popular”. Se não for atualizado o blog não atrairá visitantes e um blog sem visitantes e seguidores não “dá frutos”.

Mexer com blog é para quem gosta mesmo, não adianta começar se você não gosta.
Observei muitos blogs que publicam notícias atuais, ajuda a ficar bem informado sobre a região, horário, eventos locais, instituições de caridade, muito bom mesmo, como sou blogueira preciso me informar sobre o que acontece ao meu redor e a internet ajuda nisso.

Outra dica importante: blogueiro precisa estar conectado com os acontecimentos atuais, tecnologia, jornalismo, se não estiver informado como ter inspiração para escrever no blog?

Ler e escrever estão ligados, precisamos ler muito para podermos escrever bem, a ortografia tem que ser legível e ter nexo, não se pode escrever o que quer, sobre o que quer, a internet dá diversas opções para quem quer escrever, então, mãos a obra.

Vale lembrar também sobre o plágio.

Segundo a Wikipédia, plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc.) contendo partes de uma obra que pertença à outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.