quarta-feira, 11 de maio de 2011

Meditar e preciso! Parte 2



Imagem retirada da internet do site
http://www.fabiosaba.com.br/2011/02/20/lobo-em-pele-de-cordeiro
Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Mat. Cap.7 versículo 15.

É engraçado como as coisas acontecem, essa semana pensava em um assunto totalmente diferente deste para postar, quando hoje ( 20/04) resolvi abrir o meu Orkut.

Vi tantos scraps,(obrigado pessoal!) desses que trazem mensagens pré-formatadas fazendo menção ao amor de Cristo, desejando boa semana,bom final de semana, boa páscoa, e tudo isso me fez mudar de ideia, e resolvi fazer um pequeno e singelo ensaio sobre a religiosidade.

Na nossa sociedade, alguns ainda conservam a velha ideia de que futebol, religião e política não se discutem. Discute-se sim, só o futebol que não, pois no meu caso não dou importância alguma ao tema, tanto faz para mim, quem ganha ou perde como já disse anteriormente torço pela EDUCAÇÃO.

Já os outros dois são extremamente importantes, e nas sociedades mais avançadas fala-se e muito sobre eles. Tanto que quem lê jornais, ou assiste a televisão vê com frequência o que os extremistas religiosos e seus pares contrários aprontam pelo mundo.

Páscoa, amor, Jesus, renascimento!

Na nossa sociedade, ainda persiste a ideia de que tudo que é sagrado,é intocável quando se trata de religião. A Bíblia, os Santos, os Religiosos, tudo.
O simples fato de você pensar diferente da maioria já é condenado nos “bastidores”.
-Acho que Fulano é ateu!
-Ah...será?
-Ouvi dizer que é!
-Nossa, coitado!

Fulano é “crente”! Siclano é umbandista! Inventamos várias denominações ás pessoas que não pensam como nós, ás vezes praticamos a intolerância, deixando de discutir (no bom sentido) com pessoas que pensam "diferente", que participam de outra esfera de religiosidade, de crença melhor dizendo, pois até ai, os religiosos não conseguiram se acertar, criando inúmeras denominações conseguiram separar as pessoas , formando verdadeiros exércitos de Cristo, mas que de alguma forma combatem entre sí. algumas consideradas religiões, outras seitas.
25-Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá.

26-E, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino?
27-E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam então vossos filhos? 28-Portanto, eles mesmos serão os vossos juízes.Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus.
29-Ou, como pode alguém entrar em casa do homem valente, e furtar os seus bens, se primeiro não maniatar o valente, saqueando então a sua casa?
30-Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha. Mat.Cap. 12
O ser humano nasce livre, o pecado condena! Errado! O ser humano nasce livre! Correto! A religião o condena!

O que é o pecado? Se você estudar a bíblia, ela elenca dez coisas (mandamentos) que você não pode praticar de jeito nenhum e outros tantos "conselhos" ao longo da narrativa, vão ficando implícitos, quando não, são explicitamente ditos por Jesus.

Ainda segundo a Bíblia, em Gênesis,(3:12) fica subentendido que algum tempo após a criação, Deus "inconscientemente" deu uma “coisinha” a todos nós que se chama de livre arbítrio. Pois vejamos; Adão teve a escolha, poderia não ter "comido a maça", mas ainda assim (sabendo que era errado), o fez.
-Deus para o ser humano:
-Olha, você pode fazer o que quiser, por isso lhe dei o livre arbítrio, porém, se você não fizer como eu digo você vai se ferrar!
-Ser humano para Deus:-Tenho outra escolha?
-Deus:
-Tem, abra mão do Livre arbítrio!
-Ser humano:
-Mas senhor é isso que me diferenciará das demais criaturas, a possibilidade de fazer diferente!
-Deus:
Você quem sabe, mas liga não, você se você não ERRAR muito, e se conseguir viver o tempo certo para se converter abrindo mão das suas escolhas, eu posso te perdoar! Basicamente é isso! Concorda?
-Ser humano:
-Ah bom então tá!

Teatralizei um pouco, mas em suma é isso, quem já leu a Bíblia imagino que tenha uma visão próxima a isso. Mas quem leu! Quem acredita em tudo o que ouve nos sermões dominicais, com certeza pensa diferente!
Algum tempo atrás, em um canal cristão, muito conhecido por sinal um "professor" dizendo que aqueles cristãos não deveriam assistir a um determinado filme, deveriam portanto boicotá-lo! Pois aquilo prejudicaria a imagem do Cristão junto a Deus e a Igreja.

Quando o nobre professor diz; boicotem, ao meu ver ele erra, o correto seria dizer; assistam e tirem as suas próprias conclusões, esquisito né?

Eu ri! Parece coisa da idade média! Recomendo para quem realmente se interessa o filme:

O Nome da rosa, de Umberto Eco assistam, e vejam como a mesma Igreja que condenava a iluminação impulsionada pelo saber, pelo conhecimento, devorava livros, mantendo-os longe dos seus seguidores.



Deus é amor, respeito, tudo de bom! Concordo.

Mas você já se permitiu, veja eu disse; permitiu pensar diferente, questionar nossa existência? Questionar a Bíblia? Questionar o padrão que eu descrevo acima?

A ciência evolui a passos largos desenvolve medicamentos, curas, tratamentos, e vem aumentando a vida do ser humano.

Vivemos mais, com melhor qualidade de vida. As informações são disponibilizadas a todo tempo, afirmando que a teoria evolucionista é apresentada como única opção lógica e racional disponível.

Ora, se isso ficar provado, toda a religiosidade deixa de existir, pois Darwin diz que somos todos frutos de uma evolução, e que portanto, Adão e Eva (se existiram!) apareceram por meio dessa evolução e não pela criação Divina!

Como podemos conceber isso, se desde pequenos muitos de nós já crescem com a ideia do peso do pecado nas costas? Já nascemos pecadores, o batizo nos libertará de todo mal!

Sendo um ensaio, tenho a obrigação de analisar as coisas pelos dois lados, portanto,existem situações que a ciência não explica!

Como um moribundo, pode não responder aos medicamentos, estar condenado pela medicina á morte, e em função da religiosidade da família,da fé, ele simplesmente melhora?

Fica curado, isso a ciência ainda não explica, pois ela é lógica, é experimento, comprovação de causa e efeito, e a Fé não tem lógica, ela é sentimental, emocional. Muito embora, vários cientistas estudam a alteração nos hormônios que a Fé provoca no cérebro.

Por outro lado, pessoas com muita fé, imbuídas de muito amor e bondade no coração, falecem deixando tanta coisa por fazer? Mistérios da fé!

Não tenho a pretensão de ensinar, modificar, transgredir crenças e ou valores éticos/morais/religiosos, neste singelo ensaio, acredito que o pensar deve fazer parte das nossas ações, orientar nossos passos, pois todos, sem exceção, em algum momento da vida já devem ter se perguntado; o que faço aqui?

Porque as coisas são como são? Como pode alguém entrar em uma escola e matar 12 pessoas sem motivo?

É o diabo?

Então, deve ser o Diabo que deixa milhares de pessoas desnutridas, outras chegam a morrer de fome, em um país com 43% da sua área agricultável, como o Brasil, deve ser o Diabo que pratica a corrupção para que o dinheiro da saúde não chegue aos hospitais como deveria, também é culpa dele que em algumas escolas não forneça merenda, e em outras nem exista um prédio para abrigar as crianças, é dele também, a responsabilidade por desvios na previdência, deixando aposentados sobreviverem com um salário mínimo, sem dignidade é dele claro, a responsabilidade por todas as falcatruas, roubos e desvios que temos notícia. Mas por mais que doa dizer isso, essas decisões também são frutos do nosso livre arbítrio.

Pensar não dói! Raciocinar não dói! O que realmente dói é o descaso, a leniência, o desinteresse, de alguns, isso dói na alma, na mente.

A mesma força que pode nos impulsionar para frente, pode nos deixar prostrados, se somos especiais para Deus, porque devemos ser massa de manobra na mão de poucos seres “iluminados”. Pensem nisso!