Dias atrás sentei-me no sofá de casa, (era domingo), e comecei a "zapear" em busca de vida inteligente na televisão chamada de "aberta".
A impressão que tive, com uma honrosa exceção, é que poderia ter insistido durante o dia todo, se paciência tivesse, e com certeza não conseguiria encontrar nenhum programa, que valesse a pena ser assistido por completo.
Programas de humor ultrapassados, com personagens caricatos e manjados, filmes antigos que todo mundo já sabe qual o final, programas de auditório que comprovam a falta de inteligência de seus produtores, ou numa análise mais criteriosa, a nossa em assisti-los.
Estamos regredindo!
Menção honrosa a nossa querida TV Cultura, que por ser pública, deveria ser sinônimo de atraso, incompetência e ingerência, mas que "insiste" em apresentar, e fazer programas educativos, e de alto nível.
Nessa semana voltou a tona a história da famosa cartilha do MEC, que ensina que 10 - 7 é igual a 4. Já tinha ouvido falar sobre a tal cartilha, mas confesso, não conhecida os número$. Além de revoltante, é um absurdo imaginar que existem gestores públicos jogando dinheiro fora desse jeito. Erros de diagramação, editoração e revisão no material? Tenha a santa paciência, faltou é vergonha, isso sim!
O MEC tem tentado se superar, basta analisar a sucessão de burradas protagonizadas por eles, já deu vexame na prova do Enem (2009-roubo e fraude no gabarito, 2010-questões inexistentes,repetidas), já provou a falta de competência com o famoso e vergonhoso kit gay, cujo dinheiro para “criação” (nosso dinheiro), foi vergonhosamente gasto, e como se não bastasse isso, a história não ficou bem explicada, em virtude do grande "ti-ti-ti" criado, o certo mesmo, é que o dinheiro evaporou.
Mas entre uma erupção vulcânica e outra no Chile, Brasília também sofreu umas sacudidelas, que foram suficientes para derrubar um ministro, que coisa boa!
Mas a semana ainda reservava outras surpresas, e a que eu considerei mais indigesta, foi o caso Battisti, pegou mal, muito mal mesmo para o nosso governo, e com certeza, a Itália nos denunciará ao Tribunal de Haia.
Será que tudo isso é culpa da televisão?
Vamos raciocinar...
- A grande maioria de nós se submete a essa lavagem cerebral assistindo; Silvio Santos, Luciane Gimenez, Faustão, Gugu, Pânico na TV, Ana Hickman, Ratinho, não necessariamente nesta mesma ordem,se não tiver tido um A.V.C, continuam em frente, assistindo, as novelas da Globo, da Record e do SBT, e mais, dezenas de programas religiosos de vários credos, em vários horários diferentes, isso tudo junto deve com certeza comprometer a nossa capacidade de raciocínio, tornando-nos zumbis, é isso!
Encontrei o problema!
Então a solução encontrada só pode ser essa, DESLIGUE A TV!
Estou em parte ironizando caro leitor, claro, assiste a TV quem quer, não somos obrigados, mas você já se deu conta de quanto tempo o brasileiro perde em frente á TV? (clique aqui e veja a pesquisa).
Nossas mazelas, como a fome, a doença, a falta de moradia, de educação, não podem fazer parte desse teatro de horrores em que se transformou nossos lares em determinados horários do dia, teatro patrocinado pela nossa querida Televisão, que busca sempre, o melhor retorno aos seus "investimentos" nos programas apresentados.
Assisto aos noticiários, mas não deixo de ler um bom livro, faço meus passeios de bicicleta, procuro encontrar pessoas com quem valha a pena conversar e quando dá, leio um bom jornal (de papel ou eletrônico), visito sempre que posso um amigo, um parente que há muito tempo não vejo.
Faço isso, para não tornar-me um sábio televisivo, desses que SEMPRE começam uma frase assim:
-Você viu aquele programa no canal tal...
-Conhece alguém assim?
Muda você, mudo eu, quem sabe mudamos todos nós, afinal, essa situação tem que mudar.