sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Tamanho M


Matheus Farizatto

Ao olhar para o lado, vi um cara usando a camiseta exatamente igual a que tenho – e que não caibo mais. Durante o almoço com um amigo no shopping, um magrelo alto passou com a vestimenta e, olhando para os picles no meu Big Mc, pensei em onde estaria minha camiseta igual àquela.

“Tá na pilha de roupas para passar”, lembrei. “Mas não serve mais”, me conformei. Enquanto comia, ignorei o papo do colega e pensei no ano que passou, em mim e como cheguei aqui: no Tamanho M.

Todo fim de ano vamos eu, minha mãe e irmã às compras de novas roupas para os próximos doze meses – tudo com patrocínio de papai – Thanks, Claudinei! Até dezembro de 2010, usava camisetas P e calças 38. Foi 2011 o ano do Tamanho M para as camisas. A mudança rolou de forma despercebida e até as calças agora são 40. Mal estar com meu corpo? Nem. A maior mudança eu senti em meu jeito de pensar.

“Oi, Matheus. Quanto tempo! Você deu uma engordadinha, hein?”, ouvi a cada dia ímpar deste ano. “Poxa, Má, mas vocês terminaram e voltaram outra vez?”, ouvi em todos os dias pares. “Nossa, bacana trabalhar lá. Posso te mandar meu currículo?”, em todos os finais de semana. Vivendo em Tamanho M, passei a ser mais exigente e também a ouvir mais. Nunca pensei que usaria M.

Olhando para a minha nova etiqueta, percebi que quanto mais eu tenho, mais quero. E reclamo. Reclamo demais. Nossa! Acho ruim sempre que não consigo fazer algo que planejo. É chato conviver com alguém que reclama muito, eu sei. É um defeito deste código de barras aqui, mas etiquetas podem ser rasuradas, certo? Me passa a caneta que reforçarei o novo Tamanho M.

No M, levo a vida menos estressado. Esse tamanho não marca minha barriga, não fica pegando, não me preocupo com o que os outros pensam. Passeio com os que me acrescentam.

Nesta medida, consigo dosar minhas prioridades. O que gosto ou não, aceito ou não, o que eu acredito. Em meu guarda-roupa, descartei formas pequenas que não usaria mais. Há cabides livres e outros ocupados com novos estilos e cores. Estas caem melhor em mim e são todas Tamanho M.