sábado, 26 de maio de 2012

Especial: John Wayne: 105 anos de um Herói do Cinema


Paulo Néry

Matéria com base no artigo UM TRIBUTO Á JOHN WAYNE, de 12 de junho de 2010, agora revista e ampliada, em homenagem á um dos maiores astros da Sétima Arte, que deu muitas e eletrizantes aventuras e alegrias às plateias do mundo todo.

Cavalgando pelas pradarias do Oeste Cinematográfico, ele se tornou uma lenda imortal. Filho de Clyde e Mary Morrison, Marion Michael Morrison, que o mundo conheceria como JOHN WAYNE, nasceu a 26 de maio de 1907, em Wintenset, Iowa. Mas a vida teve de lá suas ironias.

O nome Marion foi motivo de gozação por parte dos garotos de sua idade. Quem diria que o maior astro do cinema mundial, símbolo do machismo e virilidade, tinha em seu nome de batismo um nome de mulher.

SE MEDIRMOS a grandeza dos astros pelo número de pessoas que vai assistir aos seus filmes, Wayne talvez possa ser considerado o maior astro de cinema em todos os tempos. Na verdade, recuando a 1932 e verificando, daí em diante, o produto das bilheterias de todos os filmes produzidos no mundo, vamos perceber logo que ele é a maior atração do Cinema sonoro, tendo alcançado o estrelato e ficado entre os dez maiores sucessos de cada ano, a partir de 1949 até 1974.

Wayne também foi quem mais ganhou dinheiro com Cinema, entre os intérpretes - cerca de 400 milhões de dólares - e, perdendo apenas para Gary Cooper e James Stewart, esta entre os que trabalharam em maior número de clássicos de Hollywood, a deles, dirigida por John Ford e Howard Hawks.

Leia mais no blog do autor.