segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O que é amor?


Texto de Francisco Ferreira da Silva Júnior

AMOR é um sentimento tão fácil e doce de ser sentido, porém, poucas pessoas conseguem compreender e viver intensamente esse sentimento.

Mas afinal, o que é AMOR? Existem várias formas de AMAR, “AMOR de mãe”, “AMOR de pai”, “AMOR de irmão”, “AMOR de madrasta”, “AMOR de amigo”, “AMOR de animal de estimação”, entre muitos outros. No entanto, existe uma formar de amar que eu não a considero, o famoso “AMOR à primeira vista”.

Tenho quase certeza, quase por que não sou psicólogo, que para dizer “eu te AMO” para outra pessoa, é preciso muito mais do que um simples “AMOR à primeira vista”, é preciso compreender, viver, sentir, saber, envolver, habitar a outra alma.

Para AMAR alguém, é preciso tempo, muito tempo. Por exemplo, uma mãe, quando descobre que está grávida, não AMA o seu futuro filho “a primeira vista”, mas com o passar dos meses, aumenta o elo de convivência entre os dois, a cumplicidade, a dedicação da mãe, é quando ela passa a sentir o coração do bebê batendo dentro do seu corpo.

Mas quando descobrimos que estamos AMANDO de verdade, temos que tomar alguns cuidados para que esse AMOR dure para sempre, como veremos na poesia a seguir:

Como manter um amor

Uma mãe e a sua filha estavam caminhando pela praia.
Chegando em certo ponto a menina questionou:
– Mãe, como se faz para manter um amor?
A mãe olhou para a filha e respondeu:
– Pega um pouco de areia e fecha a mão com força.
A menina assim o fez, e reparou que quanto mais forte apertava a areia com a mão, mais rápido a areia escapava, dizendo a sua mãe:
– Mamãe, assim a areia cai!
– Eu sei, agora abra completamente a sua mão.
A menina assim fez, mais veio um vento forte e levou à areia que restava em sua mão.
– Assim também não consigo mantê-la na minha mão!
A mãe sempre a sorrir disse-lhe:
– Agora pega outra vez um pouco de areia e mantenha a mão semi-aberta, como se fosse uma colher bem fechada para protegê-la e bastante aberta para lhe dar liberdade.
A menina experimenta fazer isto e logo percebe que a areia não escapa da sua mão, sendo protegida do vento.
A mãe então lhe diz:
– É assim que se faz durar um amor por toda a vida. Se você quer muito alguma coisa, deixe-a livre. Se ela voltar será sua para sempre, se não, é porque nunca foi sua de verdade.
(Autor desconhecido)

Reflita...