sábado, 2 de abril de 2011

Empreendedor – Como começar



Olá amigos, vamos falar sobre empreendedorismo. Um empreendedor não é aquela pessoa que pega suas economias e abre um negócio próprio porque cansou de receber ordens do chefe ou porque não consegue se recolocar no mercado de trabalho e nem aquela pessoa que esta cansada de ficar em casa e quer arrumar alguma coisa para fazer.

Então, que é empreendedor? É aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento.

Logo as pessoas acima podem se tornar empreendedores, mas antes devem responder a primeira pergunta. “Quais são seus objetivos pessoais?”. Ai pode se encaixar aquela pessoa que não quer receber ordens. Estando certo da resposta vamos para a segunda pergunta. “Seu negócio deverá continuar existindo depois de sua passagem?”. Neste caso pode ser que todos acima respondam ‘NÃO’ para esta pergunta.

Pois uma esta preocupado com entrada de receita, outro esta preocupado em não receber mais ordens e o terceiro não quer ficar em casa sem fazer nada. Mas a resposta a estas duas perguntas é de fundamental importância para que o empreendedor possa determinar que tipo de negócio queira constituir e o que esta em jogo no processo e principalmente qual estratégia adotar.

É sempre bom lembrar que ter uma boa estratégia não é garantia de sucesso do seu negócio, mas não ter uma estratégia o fracasso é uma certeza.

Amar Bhide, professor licenciado da Harvard Business School, nos dá algumas dicas sobre como elaborar uma boa estratégia de negócios e iremos discuti-las nos próximos posts.

A primeira dica é esclarecer os objetivos, definir aonde você quer ir. Para isso voltamos à primeira pergunta – “Quais são seus objetivos pessoais?” – Esta pergunta é muito mais difícil de responder do que parece, por exemplo, “cansado de receber ordens”, este objetivo é muito vago não tem nada de objetivo nisto, tem de ser mais específico e detalhado.

O que você realmente quer abrindo um negocio próprio? Mostrar que existe uma forma mais eficiente de administrar definindo responsabilidades onde não é necessário ficar dando ordens a todos toda hora. Já é um começo. Os objetivos pessoais também irão determinar a dimensão da empresa.

Todo mundo, ou a maioria das pessoas que sonham em abrir um negócio próprio sonha em ganhar o mundo, ter dinheiro e status, mas na verdade o tamanho da empresa pode atrapalhar muito os objetivos pessoais e o estilo de vida do empreendedor, alterando sua qualidade de vida e trazendo frustração e insatisfação ao invés de tranquilidade de realização.

Vamos ver um exemplo bem simples. Uma mulher que abre um salão de beleza no seu bairro começa a atender a vizinhança o negócio vai devagar, mas é prospero, ela consegue conciliar suas tarefas do dia-a-dia e com é uma boa profissional, executa um bom trabalho e sua clientela vai aumentando até que ela começa a trabalhar de segunda á sábado até ás 21:00hs e agora tem de contratar uma pessoa para fazer suas tarefas no dia-a-dia e no seu tempo livre prefere descansar a sair para passear. Será que foi isso que ela definiu nos seus objetivos pessoais com a abertura de um negócio? Acredito que não.

Por isso que é importante a definição dos objetivos pessoais porque pode ser que seu objetivo tenha sido ter uma renda extra para ajudar nas despesas familiares e com isso poderem guardar dinheiro para passear nos finais de semana. Em relação ao dinheiro extra pode ter atingido os objetivos, mas quanto a passear nos finais de semana com certeza não.

É por isso que além de definir os objetivos pessoais, temos que constantemente revisá-los e fazer as devidas mudanças ou nos objetivos ou na estratégia de execução, já que você pode perder o controle e ao invés de prazer e satisfação, você terá mais trabalho e frustração.

Vamos pensar sobre nossos objetivos e nossas estratégias, eles estão alinhados? Precisamos fazer alterações nas estratégias ou alterar nossos objetivos?