quinta-feira, 14 de abril de 2011

Universo da sabedoria



Thales Eduardo
Quero registrar nestas linhas um lembrete aos adultos que subestimam a inteligência das crianças. Ouvi uma frase da boca de um menino de apenas dez anos, que chama-se Thales Eduardo.

Estávamos reunidos em uma lanchonete de jovens acima de trinta anos e cada vez chegando mais, até que chegou o nosso amigo Heitor Gomes. Surpreso, ao deparar com o menor, fez cara de espanto e cumprimentou-o:

-E aí, brother?

-Fala, amigo.

Foi aí que o espertinho, percebendo a insegurança do Heitor em falar algo indevido na presença de uma criança, disse alto e em bom tom, deixando os presentes boquiabertos:

-Não precisa limitar as palavras, porque aqui mora o universo da sabedoria.

-O que você disse, o que significa isso? Vocês podem falar de tudo, até palavrão. E não é porque eu sei, que vou pronunciá-los. Estudo e aprendo muitas coisas, inclusive, acho que sou muito adulto para a minha idade. E continuou:

-Tenho consciência dos limites e das regras da sociedade; aliás, algumas delas até desaprovo. Mas o que posso fazer? Também tenho ciência de que não vou mudar o mundo, mas no meu mundo, quero fazer a diferença.

Em outro momento, tive a oportunidade de dialogar com o pré do pré-adolescente, como ele mesmo denomina-se. Fiquei perplexa com a mentalidade, com a opinião, inteligência e determinação do garoto. Porque nos dias atuais ouço que com ao acesso ao computador, à tecnologia, muita informação está causando pânico, fazendo lavagem cerebral. Esse exemplo prova, realmente, que cada caso é um caso e vale lembrar que os dedos de uma mão não são iguais.

Inteligência todos têm, capacidade de distinguir o certo do errado, então nem se fala. O nosso raciocínio vai além do que imaginamos, mas às vezes, por medo, desistimos da caminhada.

Buscando culpados para a nossa insatisfação, nossos fracassos, por desistir dos sonhos, sem lutar. Por esperar cair do céu, sentados e, para variar, de braços cruzados.

Voltando ao Thales Eduardo, é mesmo um exemplo vivo da esperança em um mundo melhor. Ele ressaltou que não adianta culpar ninguém. Muitos falam simultaneamente, mas na hora de agir, poucos os que aparecem. Muitos queixam-se do desemprego, mas serviço nunca falta. Crise sempre existe, o que não existe é coragem.

O ser humano deixa a ignorância e o preconceito falarem mais alto. Concordando e acrescentando: a falta de iniciativa faz a diferença. Vivenciei uma situação constrangedora na qual não respondi à altura. Pessoas que tinham acabado de sair da cama e já estavam sentadas na frente de suas casas. Disse-lhes:

-Que beleza.

Responderam-me, ironicamente:

-Isso é para quem pode e não para quem quer.

Prefiro adquirir as minhas coisas trabalhando. Encerrei o assunto. Percebi que as suas mentes estavam estacionadas, perdendo tempo de procurar melhorar as suas vidas. O universo da sabedoria de Thales Eduardo fala mesmo de tudo. Ele não é um gênio, apenas, está ligado aos acontecimentos.