domingo, 12 de junho de 2011
Cristo Redentor, rogai por nós
Na sessão de 09/05/2011 da Câmara dos Vereadores de Araçatuba, muita coisa aconteceu, aliás muita coisa sempre acontece, infelizmente de produtivo na grande maioria das vezes nada! A oposição tenta fazer seu papel, mas é engolida pela situação, e que todos nós sabemos é maioria.
Entre um projeto discutido exaustivamente e outro, mas não imagine que há qualidade no debate caro leitor, discute-se tudo em demasia, dando a impressão de que é para matar o tempo,e na grande maioria das vezes acredito que seja!
Discutiram 50 minutos sobre uma praça que foi adotada por uma empresa (ou uma pessoa física, pois nem isso eles sabiam com certeza!), a praça é conhecida como praça do Cristo Redentor (foto acima), e fica localizada na entrada da cidade, quando acessada pela Rodovia SP-300-Rua Aguapeí, o assunto entrou em pauta, porque um vereador fez um requerimento datado de Fevereiro/2011, (que só agora entrou em discussão) pedindo esclarecimentos.
Essa empresa/pessoa física faria uma revitalização da na praça com direito a propaganda da mesma, acho justo, pois além de embelezar algo que é público, cuidando, zelando, é natural que queira divulgar sua marca, afinal está fazendo algo que é função da Administração Pública e o mais importante, devolvendo a população um espaço arborizado, bonito para que ela desfrute.
Ocorre que a praça foi totalmente destruída para que a tal reforma acontecesse, bancos e , calçamento arrancados, banheiro demolido, árvores arrancadas, e 1 ano depois de feito isso, nada aconteceu. É, nada aconteceu!
A praça está totalmente destruída, e até a poucos dias atrás estava cheia de mato.
Uma família da cidade, foi lá, e carpiu a praça (no sábado anterior a páscoa) queimando o mato, coisa que nem isso a prefeitura fez!
O que me chamou a atenção, foi a total falta de informação dos vereadores sobre o assunto, e mais do que isso, pelo tempo perdido com manifestações extremamente tolas e amadoras.
Um vereador disse que é morador próximo a praça há muitos anos, e que tem vários familiares que também moram nas adjacências, e que se sente “triste” quando passa por lá e vê a praça daquele jeito.
Triste me sinto eu que como munícipe tenho que ver como nossa cidade anda mal representada, vereador!
Um outro vereador disse que é constantemente cobrado pelos moradores da região,por aquela situação degradante, e que já tinha ido "perguntar sobre tal projeto no setor de planejamento da prefeitura", mas que eles estão aguardando para ver o que a empresa fará.
Um ano se passou, nada foi feito, e ainda vão aguardar ... o que será que eles tanto aguardam, me perguntei!
Cinquenta minutos perdidos e ficou por isso?
Não satisfeitos com o tempo perdido, um vereador entrou na discussão (não estava em plenário!) e emendou dizendo que conseguiu asfalto para o “reduto eleitoral dele”, pior ainda, disse que aquele pessoal daquele bairro, tinha que conseguir as benfeitorias que ele elencou serem extremamente necessárias, pois o Sr.Prefeito teve 70% dos votos da população daquele bairro.
Quer dizer que a administração trabalha onde mais se conseguiu votos?
O nobre parlamentar fala isso na televisão, deve achar que nós munícipes somos tolos, e pior, completamente cegos e surdos.
Estamos muito mal representados eleitores Araçatubenses!
Às vezes a discussão na câmara começa quando algum vereador diz, e quem assiste a TV Câmara sabe do que falo:
-Eu li no Jornal a denúncia feita sobre tal assunto e ... Ou, -Um morador nos procurou com a seguinte denúncia...
Quer dizer, que se não houvesse imprensa não teria debate? Precisa que nós cidadãos os procuremos para que saibam dos problemas existentes na cidade? Não fiscalizam? Não "andam" pela cidade? Não sabem o que fazer? Ainda bem que em Araçatuba tem imprensa, e moradores conscientes.
Segunda foi "o dia..."
Em seguida iniciou-se a discussão sobre um projeto que limita em 3 minutos o tempo para exposição do requerimento dos votos de aplauso e pesar pelo vereador, no intuito de dinamizar as discussões e adiantarem o processo de aprovação dos requerimentos que encontram-se atrasados.
A que conclusão os nobre vereadores chegaram?
Que são culpados, pois segundo alguns deles, falam demais, e isso vem atrasando seus "trabalhos".
Fantástico! Incrível! Existe vida inteligente na Câmara de Araçatuba!
Se vão conseguir diminuir o tempo de suas divagações eu não sei, mas que precisamos de mais tempo para refletir antes de escolher nossos candidatos, disso eu tenho certeza.
Outro projeto polêmico tratava da abstenção de parlamentares, ou seja, eles não poderiam se abster de votar.
Achei ótima a ideia, pois só assim conheceríamos o nosso representante. Entendo que seria ético se absterem de votar, quando o projeto tratar de interesses pessoais, ou ainda de interesses de pessoas ligadas ao vereador, como bem explica o vereador autor do projeto.
O projeto passou? Não, claro que não!
Até os vereadores mais "conscientes" votaram contrários ao projeto, e curiosamente teve até um que se absteve, por aí vocês podem ter uma ideia ...
É um absurdo ao meu ver o parlamentar simplesmente não votar, abster-se de um direito legítimo da população em se ver representada por aquele voto, que no caso, não aconteceu, mas o meu consolo é que 2012 está aí e então poderemos (os eleitores mais conscientes) abster-se de votar nesses que escolhem não nos representar!
Não precisamos de uma câmara, ou presidência infestada de intelectuais, doutores, pós-doutores, mas de pessoas que tenham o bom senso e que de uma vez por todas entendam que no parlamento (qualquer um) eles representam aqueles que o elegeram, e esses representados não podem ser subjugados, vilipendiados, tratados como imbecis.
Podemos até sê-lo em algum momento, mas temos a OBRIGAÇÃO de lembrar de todos esses parlamentares que nos tratam assim, e eliminá-los da política para que nunca mais voltem, sob pena de atestarmos publicamente que eles ESTÃO CERTOS em tratar-nos como imbecis.