sábado, 26 de maio de 2012

Tiãozinho


José Hamilton Brito

-Bom dia senhor, esperamos que se sinta bem a bordo da Lufthansa. Meu nome é Cristina Rotchild e ficarei contente em servi-lo .

- Você pertence a que ramo da família. Dos vinicultores famosos?

-Sim , mas é um parentesco bem distante. Com licença.

Afastou-se com um caminhar elegante , mas mostrando um derriere maravilhoso, ornamentando um par de pernas esculturais. Ele olhava embevecido e baixinho resmungou:
Bem , este cálice o Senhor pode aproximar de mim.

Engenheiro , proprietário de uma firma especializada em construção de barragens para usinas elétricas, Sebastião, que na intimidade era conhecido por Tião, dirigia-se à Europa para fechar contrato.

Ele não tinha problema em ser chamado de Tião...Era rico. A desgraça é ser chamado de Tião e ser pobre....Tiãozinho, que ridículo!.

-Aceita algo para beber , senhor?

Quando ia responder sim, notou que não era ela. Nada quis.

Não demorou e ela passou ao seu lado.

-Cristina, você poderia trazer-me um Bourbon.

Quando ela foi entregar o copo com a bebida, ele , de propósito , deixou cair o líquido em seu colo, provocando na moça imenso constrangimento.

Ela o convidou para o lavabo onde providenciou a limpeza da calça. Enquanto ela o atendia, o danado se fazia de vítima. Ela ficou inconsolável.

-Bem, para compensar você pode indicar-me um bom hotel em Paris.

Alcançar o que desejamos só depende das nossas escolhas e atitudes, só depende dos caminhos que escolhemos percorrer.. Vou percorrer o dela, pensou.

-Vocês das companhias aéreas costumam ficar em bons hotéis. Em qual estão hospedados?

Ela sorriu e se afastou, sem responder. Todavia, Tião que se preza não desiste assim fácil. No balcão, mediante um substancial mimo, ficou sabendo: Hirondelle Inn.
Naquela tarde, após alguns contatos preliminares com correspondentes da sua empresa , voltou correndo para o hotel, colocou-se no prumo e encostado ao balcão do piano bar, ficou a espera.

_ Olá madame de Rotchild, que feliz coincidência.

-Olá, você sabe o meu nome mas eu não sei o seu.

-Sabe sim, está na lista dos passageiros. Sebastião, enchantê!

Por mais que ela se esquivasse não conseguiu recusar o convite para um jantar no Chardenoux, que oferece uma cozinha leve, onde produtos frescos da mais alta qualidade são oferecidos

-Desde que você não faça questão de tomar um Montrachet Domaine de La Romanee Conti 1978, pois a minha empresa iria à falência, podemos pedir , por exemplo, um Hermitage La Chapelle de safra mais recente, que tem ainda muita qualidade.

-Tiãozinho, quer dizer, senhor Sebastião, você é um bom conhecedor de vinhos....Que prato pediremos para acompanhá-lo?

-Ah! Um de porcelana chinesa, quem sabe da dinastia Ming.

-- Seu fi...Só mesmo um Tiaozinho para uma tirada indecente como esta. Tenha uma boa noite.

De Paris ela iria para a Itália, depois Alemanha e retornaria à Paris, pois era a sua escala de trabalho. Uma semana ausente.

O nosso herói terminou o seu compromisso ,mas não retornou ao Brasil. Esperou e numa tarde de sexta feira ela entra gloriosamente pelo hall do hotel.

-Uai Tião, você por aqui ainda?

-Sei que amanhã e domingo você estará de folga e estou pedindo, melhor, implorando para que acompanhe-me em um passeio pela cidade. Quero conhecê-la.

-Conhecer Paris?

-Paris!?

-Quero conhecer você. A cidade eu conheço.

De bateau-mouche navegaram pelo Sena, fizeram o que se chama de passeio obvio pela cidade, indo até a Torre Eifell, depois Louvre, Notre-Dame, Praça do Trocadero, Palácio de Versalhes.

Ela foi descobrindo nele uma rara sensibilidade, um jeito meigo e poético ao referir-se aos lugares mais bonitos e famosos da cidade. E o jeito que ele a olhava.
-Ah! Tião desgraçado...

-Será possível , meu Deus, que eu possa casar-me com um Tiãozinho destes?

Casou.

Na viagem de núpcias, ao acomodarem-se nas poltronas que os levariam para um resort nas Filipinas, ao receberem as taças de champagne da aeromoça, ela disse:

-Preciso tomar cuidado para não derramá-la em você novamente.

-Querida, eu derramei...

-Só mesmo um Tiãozinho muito do filho ...uma hora eu falo. Juro que uma hora eu esqueço minha educação....Foram felizes para sempre. Um Tiãozinho e uma Rotchild....Rothscild?

Não, só Rotchild.