Consuelo Alves de Oliveira
O Sistema é escravizante, falo isso pelas pessoas que acordam cedo todos os dias, trabalham o dia todo, escutam humilhações no trabalho, no fim do mês recebem salário mínimo, e na volta do trabalho pegam ônibus superlotado, e antes de voltar pra casa é assaltado no caminho por um outro sobrevivente; ou seja, tem que matar um leão por dia pra poder sobreviver. E a obrigação do cidadão é votar e pagar impostos, do qual nem se sabe de onde vem tantos impostos, tantas taxas, são obscuras.
Minhas filhas trabalham desde muito cedo, e eu sei realmente como é o sistema(mesmo porque eu também já trabalhei registrada várias vezes, e vi um sistema diabólico); o local de trabalho dirigido, comandado por empresários de grande poder, desde lá de cima até em baixo vão pisando, esmagando cruelmente as cabeças dos funcionários.
Conheci alguns deles, conheci algumas famílias deles, além de papos capitalistas, burguesistas, transitando com sacos de dinheiros pendurados no pescoço como a coleira do cão, brigando o tempo todo como cães raivosos e babando seus próprios venenos, não estou exagerando, é isso mesmo, e ainda quando querem conseguir alguma coisa, tipo explorar o funcionário, jogam aquele sorriso diabólico, ou seja, falso.
Daí, o funcionário que é educado, chefiado por um ambiente como este, que tem um sistema frio, racista, neurótico, doentio, acabam tornando mais um deles, igual a eles; ainda bem que não é o caso das minhas filhas, o coração não amargou tanto, um restinho acaba penetrando... minha filha mais velha me falou assim uma vez:
- É mãe... infelizmente pra sobreviver neste mundo é preciso um pouco de maldade.
Imagine como me senti. O que ela aprendeu trabalhando. Ainda bem que minhas filhas sabem o que é o amor familiar, sabem o que é dignidade, sabem o que é respeitar, sabem o que é ter princípios de vida. Elas sobreviveram. Apesar que a minha filha do meio, quase precisou de psicóloga, apesar que hoje ela continua precisando por outros vários motivos. Elas representam muitas mulheres poraí, também os homens, porque não?
Comendo o pão que o diabo amassou. Quando não são atingidas de alguma forma, no seu campo de trabalho, são atingidas pelos amargos clientes, amargos consumidores, ou então clientes burgueses metidos à besta. O trabalhador que depende desse salário, ele não tem coragem de se demitir, porque precisa por comida na sua casa, então ele aguenta. Quando ele consegue comprar uma moto ou seja lá o que for, as pessoas pensam que está nadando em dinheiro; os ignorantes da vida. É porque o cidadão ralou, pra conseguir as coisas, trabalhou muito.
E aí os espertinhos que se acham espertos, ousam roubá-lo. Duas opções que o homem tem, trabalhar sobrevivendo as loucuras da vida ou a entrega na vida bandida que são outras loucuras também. Eis o que a sociedade impõe. Se quiser estudar com muito custo pra ser alguém na vida, outra loucura a encarar, a competição, e limitada os recursos, de alguma forma, serão pisoteados também.
Eis o sistema doentio. Estamos terminando mais um ciclo de vida; para entrar em outro ciclo, e continua a mesma coisa, já se passaram várias gerações e não mudou em nada, o ser humano não evolui nunca, ainda bem que há exceções. É óbvio que tudo que vivemos tem um sistema, e só nos escravizamos a ele se desejarmos. Enfim, o sistema que o homem criou é muito louco, haja psiquiatras no mundo.