sábado, 15 de janeiro de 2011

Carne de lata, iguaria mineira


Texto de Francisco Silva

Queridos amigos que acompanham meu blog, primeiramente, quero agradecer as palavras de incentivo e cumprimentos durante os meses finais de 2010, isso com certeza é um estimulo para começar 2011 com tudo. Porém, quero falar sobre uma coisa que muitos questionaram, o que é carne de lata?

A carne de lata nada mais é do que carne de porco conservada na própria banha do animal. Essa carne é uma iguaria do interior de Minas Gerais (onde eu conheci o manjar dos Deuses, mais creio que exista também em outros lugares do país).

Todos sabem que a carne estraga rapidamente quando está fora da refrigeração e que geladeira antigamente era um artigo de luxo, (lembro quando minha avó ganhou a sua primeira geladeira, que festa) então, como as pessoas mantinham as carnes? Foi a partir dessa necessidade, de preservar a carne para ser consumida por um longo período, que surgiu a ideia de conservá-la na banha dentro de lata.

Porém, como ela é preparada? Todo o processo leva de 10 a 12 horas, utilizando o modo tradicional, que é matar o porco, limpar e desossar a carne, separada em “carne de osso” (costela e dorso), lombo e pernil. A gordura do animal é retirada e frita, tornando-se banha, na qual os pedaços de carne são fritos, por cerca de 3 horas em fogo de lenha até retirar toda a sua água. Logo após o cozimento, a carne é conservada junto com a banha em latas e armazenada em local fresco.

O sabor dessa carne é único. Só as pessoas que já provaram sabem do que estou falando. Entretanto, quem quiser fazer em casa, é possível, basta adaptar a receita. Para cada kg de carne de porco, frite o mesmo tanto de barriga de porco e reserve a banha. Tempere a carne a gosto e deixe descansar por cera de 3 horas. Frite a carne na banha até ficar cozida. Deixe esfriar e coloque em uma vasilha. Como a água não é toda retirada da carne, é preciso mantê-la na geladeira, para não estragar. Agora é só convidar os amigos.