domingo, 6 de novembro de 2011

Você precisa mesmo de um agregador?


Paulo Sérgio Neves

Você certamente já deve ter lido inúmeras postagens em blogs e sites que falam sobre os agregadores.

Agregadores para quem não sabe o que é, ou está entrando na blogosfera agora, são as páginas criadas na internet, que agregam outros blogs/sites, divulgando assim os posts dos agregados (que são os blogs), fazendo-os conhecidos, e ao mesmo tempo, divulgando o agregador nos blogs/sites agregados, a grosso modo seria isso!

O Agregador necessita agregar um número maior de blogs para se fazer conhecido, e vender espaço para propaganda, visando é claro, rentabilidade, pois o agregador precisa ficar no “ar” e de modo profissional, isso custa dinheiro, que vem das propagandas e dos clicks dados por nós nas propagandas quando as mesmas nos interessam.

Grandes agregadores já se estabeleceram, e acredito que sejam conhecidos por nós blogueiros, só para citar alguns; Dihitt, Ocioso, Colmeia, Linkes entre outros tantos.

Posto meus links em todos os que mencionei acima, e já perdi a conta de quantos e-mail´s recebi solicitando as tais "parcerias". Vi uma matéria num blog uma vez, falando do Ocioso, o blogueiro dizia ter tido algo em torno de 10.000 visitas.

-Pensei, é esse aí...

Mandei um post que foi selecionado e naquela semana, recebi 793 visitas, ótimo número para quem postava no agregador pela primeira vez.

Quando fui analisar no Google analytics, vi que a taxa de rejeição, tinha chegado a estratosfera, 92,75%.

Fiquei muito chateado, pois aumentou as visitas, mas visitas sem qualidade, ninguém lia nada, só "entrava" e em segundos saia, e o tal do desvio de tráfego que o Analytics entende como rejeição.

Eu pelo menos, quando posto algo, gosto de receber comentários, sugestões, elogios e críticas, pois esse é o único feedback que eu tenho entre o que escrevo, e o que a pessoa entendeu. E confesso, que é muito gratificante esse retorno.

Quem divulga na blogosfera sua opinião, sabe que é muito difícil competir,com conteúdo adulto, fofocas, e blogs sites que "cuidam" das celebridades, mas mesmo assim eu procuro ter um certo esmero no conteúdo, e depois de postado, fico a espera das visitas, é claro, mas infelizmente o grande público não procura isso, preocupa-se com assuntos mais comuns, e por isso, que blogs de opinião dificilmente entram nas primeiras fileiras dos agregadores.

Já as visitas que espero hoje, sei que elas tem qualidade, o que ao meu ver, independe do “agregador”, mas sim da relação que aos poucos desenvolvemos na internet, participando, comentando em outros blogs, essa relação tem muito mais peso, muito melhor do que apenas números no contador.

O que me chama a atenção, é que ultimamente alguns agregadores, tem aumentado o grau de dificuldade quando da postagem dos links, o Ocioso por exemplo, efetuou recentemente um recadastramento nos blogs, limitou ainda, os não pagantes a um link por semana, que deverá ser postado de segunda a quinta, já para aqueles que querem ver o blog sempre figurando na página deles, é oferecido um pacote, que logicamente, é pago).

Já o Dihitt, tem um sistema de pontuação, que ranqueia os participantes, divulgando entre os inscritos naquele agregador quem são os 100 primeiros. Quem quer estar na "moda", segue a risca a cartilha, que confesso, não sei como funciona, tanto que sou o 1.006.

Na contramão dessa relação, foi criada em Araçatuba a Cia dos Blogueiros (2009), onde os afiliados postam seus textos, que são divulgados de forma igualitária, sentimo-nos todos prestigiados, pois entendemos que o coletivo é o mais importante, não existem exigências tolas, ou mesmo pedido de dinheiro para divulgação e isso é muito legal!

Além disso, a coordenação que é representada pelo meu amigo José M.Taveira do Blog do Zé Marcos, sempre atenta, filtra os textos e a inscrição de blogs com conteúdo suspeito, (adulto, preconceituoso, de mal gosto, etc...).

Na minha opinião, essas iniciativas devem ser levadas em conta na hora de escolhermos um agregador, ou um site onde você divulgará seus posts.