Hosana Leonor
A propaganda infantil mudou muito com a entrada do novo século. Hoje, algumas bonecas já não fazem tanto sucesso com uma menina de 8 anos como era no passado. É raro, ver estas pequenas brincando de mamãe com sua fictícia filha e seu jogo de chá rosa.
As propagandas com bonecas de hoje, estão preocupadas com imagem, se a menina é fashion , se está na moda ou não, se é independente ou não.
Usam salto alto, andam com classe, tem roupas de “grife”. Seus cabelos estão sempre arrumados suas unhas pintadas e com blush no rosto. Elas não correm, não pulam e nem "fazem" comidinha para suas bonecas, falam de festas e turminhas.
NINGUÉM É MÃE DA BARBIE!
TODAS QUEREM SER UMA FUTURA BARBIE!
Ou seja, perfeitas!
E é justamente isso que está acontecendo. Meninas estão indo para o salão de beleza cada vez mais cedo. Muitas já vão a festinhas de salto e se privam de brincar de pique e outros jogos de correr.
Alguns mirins já falam em “pagar mico” e já vivem amor platônico com alguém da sua classe.
Não só a propaganda mostra isso, a tecnologia também influencia bastante. Celular, música, internet, novela, enfim, é todo um conjunto que está contribuindo para este crescimento precoce.
O tempo está passando cada vez mais rápido e esse grupo já está virando adolescente antes da hora, antes de conhecer e aproveitar o mundo infantil. Cresce o corpo, mas a cabeça continua com atitudes mirins.
Criança, tem que ser vista como criança, e não como adulto!